Serviços

Liquidação e Custódia

Os serviços de custódia, compensação e liquidação são assegurados pela Central de Valores Mobiliários de Angola (CEVAMA).

O serviço de custódia tem como base a guarda de valores mobiliários, bem como o registo e a manutenção da titularidade dos mesmos numa base individualizada, isto é, os sistemas implementados garantem a segregação patrimonial entre as posições dos intermediários financeiros e as dos seus clientes.

O serviço de compensação permite o reconhecimento das operações em mercado, possibilitando o cálculo das obrigações líquidas dos participantes, assim como as correspondentes alterações de titularidade de valores mobiliários que serão efectivadas no processo de liquidação, mitigando o risco de fraude quando comparado com acções em suporte físico.

As liquidações são processadas no dia útil após a negociação, para os instrumentos de dívida pública, ou no segundo dia útil posterior à negociação, para os demais valores mobiliários. Sendo que a liquidação física, isto é, a troca de titularidade dos valores mobiliários, é processada no sistema de gestão dos serviços de pós-negociação, SIMER Custódia.

As liquidações financeiras são processadas no Sistema de Pagamentos de Angola (SPA), de acordo com as instruções de liquidação enviadas pelo SIMER Custódia.

Para além destes serviços essenciais, a CEVAMA providencia, entre outros, os seguintes serviços:

  1. Processamento de eventos de distribuição de rendimentos (juros, dividendos);

  2. Processamento de reembolsos e amortizações de valores mobiliários;

  3. Processamento de eventos de direito de conteúdo patrimonial (aumentos de capital por incorporação, renominalizações, etc.);

  4. Serviços conexos:

    • A CEVAMA disponibiliza a listagem de detentores actualizada, para melhor controlo da base acionista;

    • Atribuição de Codificações:

      • ISIN;

      • CFI.