Produtos & Serviços

Negociação

A BODIVA, disponibiliza ao mercado os serviços relacionados à emissão e à negociação de Valores Mobiliários, tanto no Mercado de Bolsa como no Mercado de Balcão Organizado. Essa estrutura obedece os valores expressos da integridade, transparência, segurança jurídica e operacional da qualidade dos Mercados Regulamentados, Valores Mobiliários e Derivados (MRVM&D).

Mercado de Bolsa
A organização do Mercado de Bolsa está sujeita à intervenção da Autoridade de Regulação do Mercado de Valores Mobiliários, e por isso a admissão e manutenção de emissões em Bolsa devem cumprir os mais elevados requisitos de exigência.

O Mercado de Bolsa destina-se exclusivamente à admissão de valores mobiliários para negociação à vista de: acções, obrigações; direitos destacados no âmbito de ofertas públicas; outros direitos representativos de realidades homogéneas, nomeadamente mercadorias. Assim excluem-se da Bolsa, todos os outros instrumentos financeiros, nomeadamente derivados, mesmo que representados por valores mobiliários.

A BODIVA disponibiliza uma solução tecnológica denominada SIMER NEGOCIAÇÃO, que permite a todos os participantes de mercado efectuarem uma gestão integrada da sua carteira de investimentos. É por este mecanismo que se efectua interacção das ordens, de compra e de venda, dos demais participantes e se garante a transparência no processo de descoberta de preço.

Mercado de Bolsa de Títulos do Tesouro - MBTT
O Mercado de Bolsa de Títulos do Tesouro, abreviadamente MBTT, é o segmento que permite aos investidores negociarem obrigações e bilhetes do tesouro de uma forma segura e transparente e ao mesmo tempo beneficiar de liquidez e profundidade de mercado, relativamente superior a outros segmentos de dívida soberana.

Mercado de Bolsa de Obrigações Privadas - MBOP
O Mercado de Bolsa de Obrigações Privadas, abreviadamente MBOP, é o segmento do Mercado de Bolsa que permite aos investidores negociarem obrigações emitidas por empresas de referência, como forma de financiarem a sua actividade no médio/longo prazo.

Mercado de Bolsa de Unidades de Participação - MBUP
O Mercado de Bolsa de Unidades de Participação, abreviadamente MBUP, é o segmento de mercado que permite a negociação de unidades de participação emitidos por Organismos de Investimento Colectivos (OIC`s), nomeadamente os Fundos de Investimento. Assim, este segmento proporciona aos investidores a possibilidade de estarem expostos ao mercado de uma forma passiva, delegando para tal a gestão do capital investido numa sociedade gestora.

Mercado de Bolsa de Acções - MBA
O Mercado de Bolsa de Ações, abreviadamente MBA, permite a negociação de acções através do método order driven, isto é, o confronto permanente entre as ofertas de compra e as ofertas de venda, resultando assim num segmento de mercado dinâmico, líquido e profundo que oferece aos investidores boas oportunidades de investimento directo no capital social de empresas de referência no panorama nacional.

Mercado de Balção Organizado
Os Mercados de Balcão Organizado são mercados regulamentados que se destinam à negociação de instrumentos financeiros que não cumpram os requisitos para admissão e negociação em Bolsa.

Mercado de Registo de Operações sobre Valores Mobiliários - MROV
O mercado de registo de operações sobre valores mobiliários – MROV, permite registar negócios previamente realizados, mas não liquidados, de qualquer tipo de valores mobiliários, que não estejam admitidas à negociação noutros segmentos dos mercados BODIVA.

Ao admitir, os valores mobiliários no MROV, o emitente tem associadas as seguintes vantagens:
   • Redução em 50% da taxa aplicável á distribuição de rendimentos (de 10 para 5%), até 2019;
   • Isenção do pagamento do imposto de selo (1%), aplicável a entidade vendedora caso em negociação das acções;
   • Maior facilidade e rapidez na execução e liquidação de negócios sobre as acções.

Pelos requisitos de admissão menos exigentes (quando comparado ao mercado de bolsa), o MROV constitui uma excelente “ponta de entrada” para o mercado de valores mobiliários, podendo constituir-se no ponto de partida para a admissão ao mercado de bolsa. Se pretender avançar com a admissão ao MROV, por favor consulte os requisitos de admissão aqui.

Mercado por Grosso de Títulos do Tesouro - MGTT
No Mercado por Grosso de Títulos do Tesouro a negociação realiza-se entre especialistas, designados por criadores de mercado. Os criadores de mercado são membros BODIVA que negoceiam, por carteira própria, com o objectivo de proporcionar liquidez e profundidade ao mercado secundário de títulos do tesouro.

A negociação estabelece-se pelo livro de ordens dos criadores de mercado. Os restantes investidores só podem negociar nos preços definidos pelos criadores de mercado.

logo

Conexões com Transparência