História

Nossa História

1997

No dia 10 de Setembro de 1997 foi constituído o Núcleo do Mercado de Capitais e Bolsa de Valores.

2006

Constituição da Bolsa de Derivados de Angola S.A (BVDA), através do Decreto 9/05, de 18 de Março, com a publicação da Lei de Valores Mobiliários (Lei 12/05 de 23 de Setembro), com participação no seu capital social de entidades públicas e privadas.

2014

É constituída, a 2 de Julho de 2014 a Bolsa de Dívida e Valores de Angola S.A (BODIVA), pelo Decreto Presidencial 97/14, de 7 de Maio, registada, mediante acto público, em 4 de Julho, sendo os seus primeiros órgãos sociais eleitos na Assembleia Geral de 10 de Julho deste mesmo ano.

2015

Registo das primeiras operações na BODIVA, no Mercado de Balcão Organizado, MRTT.

2016

Lançamento do Mercado de Bolsa (MBTT), do Mercado de Registo de Operações Sobre Valores Mobiliários (MROV) e operacionalização da Central de Valores Mobiliários de Angola (CEVAMA), o que permitiu maior profundidade a nível das negociações.

2018

Admitiu-se à negociação as primeiras Unidades de Participação do Fundo BFA Oportunidades; Efectuou-se a migração do Mercado Primário para a BODIVA. Lançou-se o Portal do investidor e a BODIVA é admitida a Membro Associado da (ANNA Association of National Numbering Agencies). Admitiu-se as primeiras Obrigações Corporativas do Standard Bank Angola, ao Mercado de Bolsa de Obrigações Privadas.

2019

Implementou-se o Sistema de Codificação de Valores Mobiliários e passou a disponibilizar-se o Livro de Ordens no website da BODIVA. Foi publicada a Lei de base das Privatizações, visando contribuir para o desenvolvimento do mercado de capitais. Foi publicado o Aviso 15/19, para abertura parcial da Conta Capital, por parte do BNA. Foi publicado o Decreto Presidencial que aprova os operadores preferências de Títulos do Tesouro e Market Maker no Mercado Secundário.

2020

BODIVA atinge o maior record em termos de volume de negócio, registado em MBTT, ultrapassando 1 bilhão de Kwanzas. Realizou o 1º Fórum BODIVA, aonde pela primeira vez os players de mercado foram premiados pelo seu desempenho no Mercado regulamentado com os prémios Tchiluanda e divulgou a 1ª revista A Bolsa.

2021

BODIVA lança nova plataforma de negociação e pós-negociação, denominada Capizar ATS/EDS. Foi realizado o primeiro Leilão em Bolsa, com vista a privatização do Banco de Comércio e Indústria.

2022

Inaugurou o Mercado de Bolsa de Acções com a dispersão em Bolsa do BAI e BCGA e o Mercado de Unidades de participação com a admissão do 1º fundo de investimento BFA Oportunidades. Lançou Mercado de Operações de Reporte (MOR) e activou o segmento de Mercado destinado às Pequenas e Médias Empresas (PME´s). Foi lançada a Carteira do Investidor. Procedeu a assinatura do memorando de entendimento com as Bolsa de valor de Moçambique (BVM) e a Bolsa de Valor de Cabo Verde (BVCV).

2023

Realização da Oferta Pública de Subscrição das Obrigações Ordinárias da SONANGOL EP; Admissão à negociação as Obrigações Ordinárias da SONANGOL EP ao Mercado de Bolsa de Obrigações Privadas; Admissão à negociação as Obrigações Ordinárias da GRINER ENGENHARIA ao Mercado de Registo de Operações Sobre Valores Mobiliários; Abertura do Mercado de Valores Mobiliários Fraccionados; Reestruturação da Dívida Pública através dos Mercados BODIVA.


Missão

A BODIVA tem por missão promover o desenvolvimento sustentado do mercado regulamentado de valores mobiliários e derivados - e, desse modo, contribuir efectivamente para o financiamento sustentado da economia de Angola.

Visão

A BODIVA colocará à disposição da economia angolana mercados juridicamente seguros onde, as entidades que procuram financiar as suas actividades (os emitentes) e aqueles que pretendem rentabilizar os seus capitais (os investidores), poderão negociar com equidade, confiantes que não serão discriminados ou preteridos no acesso à informação, nem no acesso às oportunidades de negociação que surjam.
 
A BODIVA assegurará, a todos os intervenientes, uma conectividade transparente no Mercado Regulamentado de Valores Mobiliários e Derivados, por oposição à negociação fora dos mercados regulamentados.

Valores

INTEGRIDADE Agir com honestidade, transparência, rigor e sentido ético e evitar qualquer conduta, por acção ou por omissão, que comprometa a reputação do Mercado Regulamentado de Valores Mobiliários e Derivados.

QUALIDADE
Defender o primado dos clientes – emitentes, investidores – indispensável à confiança legítima no funcionamento do Mercado Regulamentado de Valores Mobiliários e Derivados.

COMUNICAÇÃO/RELATO
Gerir a informação societária e de mercado, nos exactos termos que obrigam as restantes Instituições Financeiras presentes no Mercado Regulamentado de Valores Mobiliários e Derivados.

SEGURANÇA
Jurídica – Defender a segurança jurídica no Mercado Regulamentado de Valores Mobiliários e Derivados, através de contratos que definem com evidente clareza as obrigações das partes. Operacional – Assegurar que os sistemas tecnológicos do Mercado Regulamentado de Valores Mobiliários e Derivados funcionam sem falhas - e ter em prontidão planos de contingência e recuperação.

INOVAÇÃO
Promover a sã concorrência, a excelência, a criatividade, o orgulho e a paixão, no exercício de actividades em mercados financeiros exigentes e em constante mudança.

TRABALHO DE EQUIPA
Estar consciente da importância do espírito de equipa e promover a satisfação no emprego, através do elevado grau de envolvimento dos colaboradores e um adequado sistema de incentivos.

Objecto Social

A BOLSA DE DÍVIDA E VALORES DE ANGOLA, SOCIEDADE GESTORA DE MERCADOS REGULAMENTADOS, S.A, (abreviadamente BODIVA-SGMR, S.A), é uma sociedade anónima, cujo objecto social consiste na gestão dos mercados regulamentados em Angola, podendo ainda exercer actividades conexas a sua função, nomeadamente:

a. Prestação de serviços relacionados com a emissão e a negociação de Valores Mobiliários e outros instrumentos financeiros que não constituam actividade de intermediação financeira;
b. Elaboração, distribuição e comercialização de informações relativas a mercados de instrumentos financeiros;
c. Desenvolvimento, gestão e comercialização de equipamento e programas informáticos, bem como de redes telemáticas destinadas à contratação e à transmissão de ordens ou de dados, no âmbito do mercado de capitais;
d. Gestão de sistemas de compensação e liquidação de Valores Mobiliários e outros instrumentos financeiros, nos termos permitidos pela lei;
e. Gestão de sistema centralizado de valores mobiliários;
f. Todos os actos necessários às funções de compensação e liquidação e gestão de sistema centralizado de valores mobiliários.

logo

Confiança e Transparência