História

Nossa História

2006

Constituição da Bolsa de Derivados de Angola S.A (BVDA), através do Decreto 9/05, de 18 de Março, com a publicação da Lei de Valores Mobiliários (Lei 12/05 de 23 de Setembro), com participação no seu capital social de entidades públicas e privadas.

2014

É constituída, a 2 de Julho de 2014 a Bolsa de Dívida e Valores de Angola S.A (BODIVA), pelo Decreto Presidencial 97/14, de 7 de Maio, registada, mediante acto público, em 4 de Julho, sendo os seus primeiros órgãos sociais eleitos na Assembleia Geral de 10 de Julho deste mesmo ano.

2015

Registo das primeiras operações no BODIVA, em Mercado de Balção Organizado, MROV.

2016

Lançamento do Mercado de Bolsa de Títulos do Tesouro (MBTT), que permitiu a primeira negociação de Títulos de Dívida Pública.

2018

Admitiu-se à negociação as primeiras Unidades de Participação do Fundo BFA Oportunidades; Efectuou-se a migração do Mercado Primário para a BODIVA. Lançou-se o Portal do investidor e a BODIVA é admitida a Membro Associado da (ANNA Association of National Numbering Agencies). Admitiu-se as preimiras Obrigações Corporativas do Standard Bank Angola, ao Mercado de Bolsa de Obrigações Privadas.

2020

BODIVA atinge o maior record em termos de volume de negócio, registado em MBTT, ultrapassando 1 bilhão de Kwanzas.


Missão

✓ Promover o desenvolvimento do mercado regulamentado de valores mobiliários e derivados - e, desse modo, contribuir decisivamente para o financiamento sustentado da economia de Angola.
 
✓ Disponibilizar, gerir e coordenar as infra-estruturas físicas, tecnológicas e institucionais do Mercado Regulamentado de Valores Mobiliários e Derivados - Membros do Mercado, Contraparte Central e Central de Valores Mobiliários – necessárias, para que a negociação e a liquidação das transacções com valores mobiliários decorram sem falhas e com custos internacionalmente competitivos.
 
✓ Promover a sã concorrência no Mercado Regulamentado de Valores Mobiliários e Derivados pela divulgação clara, rigorosa e tempestiva da informação indispensável para a tomada de decisões financeiras e pela elevação dos padrões de conhecimento que orientem a resposta às seguintes perguntas: Porquê investir? Como investir?
 
✓ Gerir os negócios com espírito empresarial de criação de valor por duas vias: (i) a convergência de interesses entre emitentes e investidores; (ii) a competitividade no contexto das economias subsaarianas.
 
✓ Trabalhar com profissionalismo e dedicação, através duma equipa com um elevado grau de envolvimento, responsabilidade e respeito pela diversidade.

Visão

A BODIVA colocará à disposição da economia angolana mercados juridicamente seguros onde, as entidades que procuram financiar as suas actividades (os emitentes) e aqueles que pretendem rentabilizar os seus capitais (os investidores), poderão negociar com equidade, confiantes que não serão discriminados ou preteridos no acesso à informação, nem no acesso às oportunidades de negociação que surjam.
 
A BODIVA assegurará, a todos os intervenientes, uma conectividade transparente no Mercado Regulamentado de Valores Mobiliários e Derivados, por oposição à negociação fora dos mercados regulamentados.

Valores

INTEGRIDADE
Agir com honestidade, transparência, rigor e sentido ético e evitar qualquer conduta, por acção ou por omissão, que comprometa a reputação do Mercado Regulamentado de Valores Mobiliários e Derivados.


QUALIDADE

Defender o primado dos clientes – emitentes, investidores – indispensável à confiança legítima no funcionamento Mercado Regulamentado de Valores Mobiliários e Derivados.


COMUNICAÇÃO/RELATO

Gerir a informação societária e de mercado nos exactos termos que obrigam as restantes Instituições Financeiras presentes no Mercado Regulamentado de Valores Mobiliários e Derivados.


SEGURANÇA

Jurídica – Defender a segurança jurídica no Mercado Regulamentado de Valores Mobiliários e Derivados, através de contratos que definem com evidente clareza as obrigações das partes. Operacional – Assegurar que os sistemas tecnológicos do Mercado Regulamentado de Valores Mobiliários e Derivados funcionam sem falhas - e ter em prontidão planos de contingência e recuperação.


INOVAÇÃO

Promover a sã concorrência, a excelência, a criatividade, o orgulho e a paixão no exercício de actividades em mercados financeiros exigente e em constante mudança.


TRABALHO DE EQUIPA

Estar consciente da importância do espírito de equipa e promover a satisfação no emprego, através do elevado grau de envolvimento dos colaboradores e um adequado sistema de incentivos.

Objecto Social

A BOLSA DE DÍVIDA E VALORES DE ANGOLA, SOCIEDADE GESTORA DE MERCADOS REGULAMENTADOS, S.A, (abreviadamente BODIVA-SGMR, S.A), é uma sociedade anónima, cujo o seu objecto social consiste na gestão dos mercados regulamentados em Angola, podendo ainda exercer actividades conexas a sua função, nomeadamente:

a. Prestação de serviços relacionados com a emissão e a negociação de Valores Mobiliários e outros instrumentos financeiros que não constituam actividade de intermediação financeira;
b. Elaboração, distribuição e comercialização de informações relativas a mercados de instrumentos financeiros;
c. Desenvolvimento, gestão e comercialização de equipamento e programas informáticos, bem como de redes telemáticas destinadas à contratação e à transmissão de ordens ou de dados, no âmbito do mercado de capitais;
d. Gestão de sistemas de compensação e liquidação de Valores Mobiliários e outros instrumentos financeiros, nos termos permitidos pela lei;
e. Gestão de sistema centralizado de valores mobiliários;
f. Todos os actos necessários às funções de compensação e liquidação e gestão de sistema centralizado de valores mobiliários.

logo

Conexões com Transparência