O presente Código visa estabelecer os princípios de actuação e as normas de ética e conduta no exercício da actividade profissional dos titulares dos órgãos sociais da BODIVA, dos seus colaboradores, dos membros e de quaisquer entidades que intervenham nos mercados por si geridos.
Consulte aqui o código deontológico.
A Bolsa de Dívida e Valores de Angola - Sociedade Gestora dos Mercados Regulamentados, Sociedade Anónima, abreviadamente designada por BODIVA - SGMR ou por Bolsa de Dívida e Valores de Angola, SGMR, SA é uma sociedade anónima de capitais integralmente públicos.
Consulte aqui os estatutos da empresa.
Com o objectivo de refinar e alinhar as estratégias de actuação da BODIVA, e, consequentemente, a busca contínua por melhores resultados, desenvolveu-se o Plano Estratégico 2024 – 2028, que contou com o envolvimento de todas as Unidades Operacionais da instituição, que juntos envidaram esforços para garantir a autenticidade do plano, que já se encontra em curso. Ver Plano Estratégico na íntegra.
Francisco José Maria, formou-se em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade Angostinho Neto, em Luanda. Adquirindo em 1995, o mestrado em Economia pela Universidade de Essex, em Inglaterra.
Carlos Pinto, formou-se em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Adquirindo em 2008 o mestrado em Direito Comercial, pela faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto.
Saidy dos Santos Fernando
Nascida em 1963, Valentina Matias de Sousa Filipe, é licenciada em economia pela Escola Superior de Economia “Bruno Leuchner” de Berlim - Alemanha em 1986.
Nomeada aos 23 de Setembro de 2022 como Presidente do Conselho de Administração da BODIVA, Valentina Matias Filipe, tem um percurso profissional no sector da Economia e Finanças, tendo desempenhado a função de Administradora Executiva do Fundo Soberano de Angola (2018-2022), de Secretária de Estado das Finanças (2010-2017). e foi Deputada à Assembleia Nacional (2017-2018), integrando a Comissão de Economia e Finanças.
No decorrer da sua carreira, destaca-se ainda a função de Administradora do Banco de Desenvolvimento de Angola BDA (2006 a 2008), de Directora Nacional do Tesouro (1998-2002), de Coordenadora do Projecto Executivo para a Reforma Tributária- PERT (2010-2015), bem como de Coordenadora da Comissão de Reestruturação e Gestão da Comissão de Mercado de Capitais (2011- 2012) que culminou com a efectiva entrada em funcionamento da CMC e, dois anos mais tarde, da BODIVA.
Actualmente, como Presidente do Conselho de Administração da Bodiva, é responsável pela supervisão e acompanhamento do trabalho da Comissão Executiva, salvaguardando o cumprimento do Plano Estratégico institucional, numa fase crucial para o desenvolvimento do Mercado Regulamentado de Valores Mobiliários e Derivados de Angola.
Nomeado aos 22 de Abril de 2021 para exercer a função de Presidente da Comissão Executiva desta instituição, Walter Pacheco assume a responsabilidade pela contínua dinamização dos Mercados Regulamentados em Angola, com destaque para a operacionalização do Mercado de Acções, bem como, pela criação de condições para tornar a BODIVA uma sociedade aberta. Sob a sua supervisão directa, está o pelouro do domínio de controlo e fiscalização, nomeadamente, os gabinetes de Compliance e Gestão de Riscos (GCGR), e Vigilância de Mercado e Sistemas (GVMS) e Auditoria Interna (GAI).
Licenciado em Economia e Gestão, pela Universidade de West of England Bristol, Reino Unido, em 2010, em Setembro de 2011, concluiu o seu mestrado em Finanças Internacionais, pela Universidade de Sussex, Reino Unido e em Dezembro de 2016, concluiu a Pós-Graduação em Mercado de Capitais, pela Universidade George Washington, Estados Unidos da América.
Walter Pacheco, adquiriu ao longo da sua carreira profissional uma vasta experiência sobre o sector financeiro e, em especial, no Mercado de Capitais. Iniciou a sua carreira na sala de Mercados do Standard Bank, tendo assumido posteriormente a função de Director de Desenvolvimento de Mercado da Comissão do Mercado de Capitais (2013-2016) e como Administrador Executivo da BODIVA (2016-2017).
Posteriormente assumiu funções de destaque no Ministério das Finanças, como Assessor do Ministro das Finanças (2017), Director Geral adjunto da Unidade de Gestão da Dívida Pública (2017-2018) e Director Geral da Unidade de Gestão da Dívida Pública (2018-2021). Nestas funções, desempenhou um papel crítico no processo de dinamização do mercado interno, com a criação dos Operadores Preferenciais de Títulos do Tesouro, a desindexação da Dívida Interna e a criação o Portal do Investidor. Ao nível externo, desempenhou um papel crucial no acesso de angola ao mercado de capitais internacional, por via da emissão de Eurobonds no valor total de USD 6,5 mil milhões e na negociação da reestruturação da dívida com os principais credores sem impacto negativo para o rating de Angola.
Cristina Lourenço, licenciou-se em Gestão, pela London School of Economics and Political Sciences, Londres (Reino Unido), em 2012, tendo concluído o Mestrado em Gestão de Investimentos, pela Pace University, Lubin School of Business, Nova Iorque (Estados Unidos da América), em 2014 após uma breve passagem pela Direcção da Banca de Investimentos do BAI em 2012.
De regresso à Luanda, em 2014, iniciou o seu percurso profissional na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA). Destacada ao Departamento de Negociação aonde exerceu a função de analista de mercados, coube-lhe também a responsabilidade de formar os primeiros técnicos de negociação dos mercados regulamentados. Cumulativamente, desempenhou tarefas de estudo e promoção do mercado no Departamento de Desenvolvimento de Mercado.
Em 2016, abraçou um novo desafio no Ministério das Finanças, mais propriamente de implementação e estruturação da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projectos com Financiamento Externo (UTAP) aonde, na função de Directora Geral Adjunta, tinha como principal atribuição avaliar o grau de impacto e preparação dos projectos de investimento financiados por recursos externos, bem como garantir a boa execução física e financeira dos mesmos.
Actualmente, ocupa a posição de Administradora Executiva e Membro do Conselho de Administração da BODIVA, sendo responsável pelos Departamentos de Finanças e Património e de Comunicação e Intercâmbio.
Dilson Gaspar, licenciou-se em Economia e Gestão, pela Universidade Católica de Angola e concluiu o MBA em Gestão de Negócios (), pela Católica Business School Alliance (UCAN, UCP e PUC-SP) entre São Paulo e Luanda.
Iniciou o seu percurso profissional em 2009, como estagiário na área de Estatística Económica e Social, no Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD). Exerceu a função de Consultor – Investigador, no Centro de Estudos de Investigação Cientifica da Universidade Católica de Angola (CEIC – UCAN) e de economista- Analista Financeiro, na empresa Linhas Aéreas de Angola, EP (TAAG).
No mercado de capitais, exerceu entre 2012 e 2020 as funções de Técnico Sénior de Análise Estatística e Financeira, Chefe de Divisão de Estudos e Estatística, Assistente do Administrador Executivo, e de Subdirector do Gabinete de Desenvolvimento de Mercado, da Comissão do Mercados de Capitais (CMC).
Em Outubro de 2020, integrou aos quadros da Bolsa de Dívida e Valores de Angola, aonde exerceu a função de Coordenador do Gabinete de Vigilância de Mercado e Sistemas, sendo responsável pela definição e estratégia de vigilância dos mercados alinhada à estratégia corporativa.
Actualmente, ocupa a posição de Administrador Executivo e Membro do Conselho de Administração da BODIVA, sendo responsável pelas áreas de Liquidação e Custódia e de Sistemas de Tecnologia e Informação, cumulativamente com a função de professor assistente, na Universidade Católica de Angola, posição que desempenha desde 2011.
Odair Costa, licenciou-se em Gestão e Administração Pública, com especialização em Gestão Financeira, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.
Iniciou o seu percurso profissional em 2007, em Portugal, exercendo a função de Personal Financial Advisor, no Banco BEST. Ainda no Banco BEST, ascende à Membro da Direcção de Investimento - Trading Desk, em 2009. Em 2012, já em Angola, ingressou para o Sector Tecnológico, aonde desempenhou a função de Coordenador de Operações na Youcall, Lda, regressando para o Sector Bancário e Financeiro no início de 2013, com a função de Gestor de Carteira de Investimento (Trader) no Banco Valor.
Em 2014 ingressa para o quadro de colaboradores da Bolsa de Dívida de Valores de Angola (BODIVA), onde exerceu a função de Coordenador do Departamento de Negociação, aonde esteve responsável pelo fomento da actividade de negociação nos mercados BODIVA durante cerca de 5 anos.
Actualmente, ocupa a posição de Administrador Executivo e Membro do Conselho de Administração da BODIVA, tendo a responsabilidade de acompanhar e dinamizar actividade do Departamento de Negociação e do Departamento de Desenvolvimento de Mercado.
Kalussevico Miguel, é licenciado em Direito pela Universidade António Agostinho Neto, Pós-graduado em Direito das Sociedades, corporate finance e corporate governance, no Centro de Investigação do Direito Privado na Universidade de Lisboa. Frequenta actualmente o curso de mestrado em ciências jurídico-empresariais pela Universidade António Agostinho Neto.
Em 2014, ingressou ao quadro de colaboradores da Comissão do Mercado de Capitais (CMC) como Técnico Sénior do Gabinete Jurídico e de Contencioso, tendo ainda na CMC exercido a função de Assistente do Administrador para o pelouro da Regulação e Serviços Jurídicos (2015- 2018), bem como de Sub-Director do Gabinete Jurídico e de Contencioso (2018-2021), e mais recentemente, exerceu a função de Director Geral do referido Gabinete (2021- 2022).
Atualmente, ocupa a posição de Administrador Executivo e Membro do Conselho de Administração da BODIVA, onde é responsável pelas áreas do domínio da organização interna, nomeadamente, o Departamento Jurídico e Regulatório (DJUR) e o Departamento Administrativo e Recursos Humanos (DARH), cumulativamente a função de Docente do Curso de Direito na Universidade Metodista de Angola.
Rodrigo Kinsukulu, licenciou-se em Gestão Financeira em 2008, pela University of South Africa e concluí o mestrado em Gestão Bancária em 2014, pela Catolica Business School Alliance, bem como Master-class in Client Centricity da Graduate School of Business- University of Cape Town. Iniciou o seu percurso profissional na banca, em 2009, aonde desempenhou a função de Analista financeiro para o ABSA Fund Managers, também desempenhou o papel de Analista de Negócios para o ABSA Corporate and Business Banking specialised funding ( ABSA Africa) na África do Sul. Em Outubro de 2010, ingressou para o banco Standard Bank Angola (SBA), onde passou a exercer a função de Gestor de Transações Monetárias, tendo assumido em 2015 a responsabilidade de coordenar o Departamento de Negociação da Sala de Mercados, ascendendo e em 2017 para função de Director de Mercados de Capitais, na Direcção de Mercados de Capitais ( Banca Corporativa e de Investimento), função que ocupa até a presente data. Cumulativamente, integra o Conselho de Administração da BODIVA, como Administrador Não Executivo, desde Agosto de 2022.
Gualberto Lima Campos, formou-se em Economia pela Universidade de Saint-Etienne de Paris. Adquirindo, em 1996, o Mestrado em Gestão de Políticas Económicas, pela Universidade de Columbia Nova Iorque. Exerce, actualmente a função de Presidente do Conselho Fiscal da BODIVA.
Manuel Pedro
Zuraine Figueira, formou-se em Contabilidade e Administração, pela faculdade de Economia e Gestão, da Universidade Católica de Angola.
Exerce actualmente, a função de vogal do Conselho Fiscal da BODIVA.
Confiança e Transparência
Newsletters
Rua Marechal Brós Tito, Nº 41, Sky Business Tower, 8º Andar, Luanda, Angola
Copyright © 2014 - 2024 BODIVA. Todos os direitos reservados.